Os estudantes de medicina que irão concluir a graduação em 2026, além dos alunos matriculados no quarto ano do curso, já podem realizar a inscrição para a edição 2026 do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). O prazo começou nesta segunda-feira (15) e seguirá aberto até o dia 29 de junho.
As provas estão previstas para acontecer em 13 de setembro e fazem parte da estratégia de avaliação nacional da formação médica aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Embora os estudantes já tenham sido previamente habilitados e cadastrados pelos coordenadores dos cursos por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ainda será necessário concluir o processo individualmente no Sistema Enamed.
Durante essa etapa, o participante deverá confirmar seus dados pessoais e indicar informações importantes, como o município e o estado onde deseja realizar a prova.
Também será possível solicitar atendimento especializado ou optar pelo uso do nome social. As solicitações devem ser realizadas dentro do mesmo período de inscrição.
O Inep orienta que todos os dados informados estejam idênticos aos registros existentes na Receita Federal para evitar problemas de validação durante o processo.
O Enamed será obrigatório para estudantes concluintes dos cursos de medicina avaliados pelo Enade 2026, desde que tenham sido devidamente inscritos pelas instituições de ensino.
A participação também será exigida para alunos do quarto ano dos cursos de medicina, conforme as novas diretrizes de avaliação estabelecidas pelo governo federal.
Já médicos formados em anos anteriores poderão participar voluntariamente caso desejem utilizar a nota do exame para processos ligados à residência médica.
Os concluintes interessados em disputar vagas em programas de residência médica por meio do Exame Nacional de Residência (Enare) deverão indicar essa intenção durante o preenchimento da inscrição no sistema do Enamed.
Após essa etapa, será necessário concluir um cadastro específico no sistema do Enare, seguindo as regras definidas pela organização responsável.
Estudantes que ainda estão no quarto ano da graduação poderão participar do Enamed, porém não poderão utilizar os resultados para ingresso em programas de residência médica.
Uma das novidades desta edição é a possibilidade de reaproveitamento do resultado obtido no Enamed de 2025.
Participantes que possuem uma nota válida poderão optar por utilizá-la no processo seletivo do Enare ou realizar novamente a prova para tentar melhorar o desempenho.
Caso o candidato escolha realizar o exame novamente, o sistema considerará automaticamente a maior nota obtida entre as duas edições para fins de classificação.
A medida busca ampliar a flexibilidade para os candidatos e oferecer mais oportunidades para aqueles que pretendem conquistar vagas em programas de especialização médica.
O Enamed vem ganhando maior relevância dentro da formação médica brasileira e passa a ocupar papel importante tanto na avaliação acadêmica quanto nos processos ligados ao desenvolvimento profissional dos futuros médicos do país.